Motivação

Neuropsicanálise (27/01/2012)



      Neuropsicanálise é um movimento dentro da neurociência e da psicanálise para combinar os conhecimentos de ambas as disciplinas para uma melhor compreensão da mente e do cérebro.


           Antigamente, nós estudávamos que os neurônios só eram produzidos uma vez e íamos "utilizando" nossos neurônios no decorrer da vida. Mas isso não é mais assim. A ciência já comprovou que os neurônios são produzidos ao longo da vida e o que faz com eles "morram" é a ausência de estimulação ou uma estimulação exagerada do cérebro. Se a mente receber a estimulação adequada, os nossos neurônios podem ser até triplicados. Isso explica tantas pessoas na "melhor idade" que se mantém ativas e lúcidas. A mente, assim como o corpo, precisa estar em forma. 
       
         Então vem a pergunta: como podemos estimular adequadamente essas pequenas mentes que convivem conosco?! 

Interesse-se, converse, estimule a linguagem, proteja, cuide, toque e olhe nos olhos. Cante  alegremente, dance, construam coisas juntos e sorria sempre. Compartilhe.


           Essas dicas nos fazem lembrar das crianças que vemos cada dia, mas se você olhar bem, vai ver que existem muitos adultos que estão ao seu lado precisando de um pouco de estímulo também. O estímulo, o elogio, a atenção, nos encoraja para seguir em frente e ser feliz. Seja adulto ou criança. 



             E então, você já estimulou alguém hoje?!



Gabriela Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtir!

Seguidores